Sabemos que os microrganismos necessitam de nutrientes e de água para seu crescimento, mas você sabia que a temperatura tem enorme influência no desenvolvimento desse processo?
A temperatura tem grande influência, uma vez que todos os processos de crescimento são dependentes de reações químicas afetadas por ela. Em temperaturas mais favoráveis para o crescimento, o número de divisões celulares por hora, chamado de taxa de crescimento, geralmente dobra para cada aumento de temperatura de 10°C. A temperatura na qual uma espécie de microrganismo cresce mais rapidamente é a temperatura ótima de crescimento.
Para qualquer microrganismo particular, as temperaturas de crescimento mínima, ótima e máxima são as mais importantes. Estas são chamadas temperaturas cardinais de uma espécie de microrganismo e elas podem variar em um estágio no ciclo de vida do microrganismo e com o conteúdo nutricional do meio. Além disso, a temperatura pode afetar a velocidade de crescimento, assim como, o tipo de reprodução.
A temperatura ótima para uma espécie microbiana não é a temperatura mediana entre as temperaturas máxima e mínima, ela é a mais próxima do limite superior da variação de temperatura, pois a velocidade das reações enzimáticas aumenta com a temperatura até um ponto em que as enzimas são danificadas pelo calor e as células param de crescer.
Os microrganismos podem ser divididos em três grupos, de acordo com a variação de temperatura na qual crescem melhor:
Psicrófilos: são os microrganismos que crescem em temperaturas baixas de -10 a 20°C, a temperatura ótima está entre 15 a 20°C, mas podem crescer em temperaturas mais baixas. Algumas espécies podem morrer se forem expostas à temperatura ambiente (25°C) por um curto tempo. Existem bactérias, algas, fungos e protozoários que são psicrófilos. Eles são encontrados em águas frias e solos, como os oceanos e as regiões polares. Grande parte dos microrganismos marinhos pertencem a esse grupo. Em temperaturas de 4 a 10°C, os psicrófilos deterioram o alimento estocado por períodos prolongados.
Mesófilos: compreende a maioria dos microrganismos, já que crescem em temperaturas que variam de 10 a 45°C, a temperatura ótima está entre 25 a 40°C. Os protozoários, os fungos, as algas e as bactérias saprófitas crescem no limite mínimo da variação de temperatura mesofílica. No entanto, os microrganismos parasitários de humanos e animais crescem no limite máximo dessa variação. A temperatura elevada de uma febre, por exemplo, pode inibir o crescimento de alguns patógenos.
Termófilos: crescem a temperaturas em torno de 30 a 80°C, mas crescem melhor entre 50 a 60°C. Esses microrganismos podem ser encontrados em áreas vulcânicas, em misturas de fertilizantes e nascentes quentes. A maioria dos termófilos são procariontes, pois ainda não se conhece nenhuma célula eucariótica que cresça em temperatura superior a 60°C. As enzimas dos termófilos são produzidas mais rapidamente do que as enzimas dos mesófilos, por isso aquelas que são danificadas pelas altas temperaturas são rapidamente substituídas.
Fontes pesquisadas:
Crescimento Dos Microrganismos. Ufrgs.br, 2021, www.ufrgs.br/alimentus1/pao/fermentacao/fer_crescimento03.htm (Acesso em: 23 Ago. 2021)
Moodle USP: E-Disciplinas. Edisciplinas.usp.br, edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5328292/mod_resource/content/1/Metabolismo%20Microbiano.pdf (Acesso em: 23 Ago. 2021)
DETERMINAÇÃO DA TEMPERATURA ÓTIMA DE CRESCIMENTO DAS BACTÉRIAS. In: OKURA, Mônica Hitomi; RENDE, José Carlos. Microbiologia: roteiro de aulas práticas. [S. l.]: Tecmedd, 2008. cap. 10.
Coelho, Pedro. “Microrganismos Termófilos.” Engquimicasantossp, 22 Out. 2013, ww.engquimicasantossp.com.br/2013/10/microrganismos-termofilos.html (Acesso em: 23 Ago. 2021)
😀
Muito bom!