top of page
Desvendandoamicrobiologia

Bico de Bunsen

Um dos instrumentos mais utilizados nos laboratórios de microbiologia e química é o Bico de Bunsen, mas você sabe por que ele tem esse nome?

Bico de bunsen

O instrumento foi idealizado pelo físico-químico britânico Michael Faraday, que além de iniciar o protótipo do que hoje conhecemos como Bico de Bunsen, descobriu o benzeno, produziu os primeiros cloretos de carbono conhecidos, dentre outras inúmeras contribuições nos ramos da química e da física. Entretanto, foi o químico alemão Robert Wilhelm Eberhard von Bunsen que aprimorou o queimador desenvolvido por Faraday e por isso, como forma de homenagem, o instrumento levou seu nome.

Robert Bunsen foi um dos maiores cientistas naturais de todos os tempos. Nascido em 1811, na cidade de Göttingen, na Alemanha, foi o caçula entre quatro irmãos. Ao terminar sua escolaridade na escola primária de Holzminden, fez faculdade de química na Universidade de Göttingen. Em 1831, recebeu seu doutorado, tendo apenas 19 anos de idade. Após esse marco, financiado por uma bolsa de estudos pelo governo real de Hanover, Bunsen viajou por diversos países na Europa com o objetivo de aprofundar seus conhecimentos práticos, conhecendo grandes estabelecimentos industriais estrangeiros.

Ao retornar à Alemanha, Bunsen começou a trabalhar na Universidade de Göttingen como docente em química, ocupando esse ofício até 1836, quando passou a lecionar na Escola Politécnica de Kassel, onde ficou por dois anos. Após essa data, von Bunsen começou a trabalhar na Universidade de Marburg, pesquisando derivados de arsina, o que lhe rendeu vários riscos à saúde, pois além de quase morrer por envenenamento por arsênio, também perdeu um olho com um pedaço de vidro após uma explosão em pesquisa no laboratório. Porém, mesmo com tantos riscos e acidentes, sua devoção à pesquisa nunca parou. Em 1852, ele começou a trabalhar na cidade de Heidelberg com a colaboração do químico inglês, Henry Roscoe em um estudo da obtenção do cloreto de hidrogênio a partir do hidrogênio e cloro. Interrompendo essa parceria com Roscoe em 1859, passou a estudar o espectro de emissão de elementos aquecidos junto com Gustav Kirchhoff. Foi para tal estudo que Robert Bunsen aperfeiçoou o queimador desenvolvido por Faraday, hoje conhecido como Bico de Bunsen, que é utilizado na microbiologia para a manutenção de condições estéreis durante a manipulação de microrganismos.

Após se aposentar, Bunsen voltou seus estudos para as áreas da geologia e mineralogia. Morreu em Heidelberg aos 88 anos.

 

Fontes pesquisadas:



Posts recentes

Ver tudo

1 comentário


Victória Dellatore
Victória Dellatore
16 de mar. de 2021

Muito bom!!

Curtir
bottom of page