top of page
  • Desvendandoamicrobiologia

A descoberta dos antibióticos

Quem descobriu?

Cientista, médico e bacteriologista escocês, Alexander Fleming foi o grande responsável pela descoberta do que hoje conhecemos como antibiótico. Ele voltou da Primeira Guerra Mundial com o sonho de pesquisar uma maneira de amenizar o sofrimento dos soldados que tinham infecções em suas feridas, resultando em mais dor, que às vezes podia levar o indivíduo à morte.


A história…

Em 1928, Fleming iniciou estudos acerca da bactéria Staphylococcus aureus, a qual era responsável pela maioria dos casos dos abscessos em feridas abertas provocadas por armas de fogo em soldados feridos em guerras.

Após um longo período de estudos intensos, ele decidiu fazer uma pausa, mas esqueceu algumas culturas de bactéria expostas ao meio ambiente, o que permitiu a contaminação por fungos. O que para muitos parecia o fim, para Fleming era apenas o começo…

O médico estava prestes a jogar todo o material fora quando, ao olhar no interior do vidro, observou que onde havia desenvolvido fungos, não tinha atividade bacteriana. O fungo que tinha causado o mofo era do gênero Penicillium e, aparentemente, estava secretando uma substância que matava as bactérias, logo, Fleming denominou essa substância de penicilina.

Depois, descobriu-se que a penicilina matava também outros tipos de bactérias, e o melhor: ela não era tóxica para o corpo humano, o que significava que poderia ser usada como medicamento. Porém, em razão das dificuldades de produzir penicilina em quantidade suficiente para ser usada no tratamento dos pacientes, inicialmente, a comunidade científica não deu importância para a descoberta de Fleming. Apenas com o início da Segunda Guerra Mundial e a necessidade de ajudar os feridos, foi que os cientistas Howard Florey e Ernst Chain retomaram as pesquisas e conseguiram isolar a penicilina, possibilitando produzi-la com fins terapêuticos em escala industrial.

Em 1940, a penicilina foi utilizada no primeiro paciente humano na Inglaterra, um policial, vítima de grave infecção sanguínea. O mundo começou a conhecer e desfrutar de uma arma absolutamente vital à vida e à existência a partir de então. Entretanto, hoje em dia, sabe-se que ao utilizar os antibióticos de forma indiscriminada, surgem bactérias resistentes. O uso descontrolado de antibióticos, tanto por médicos quanto por pacientes, contribuiu, em muito, para o aparecimento de bactérias super-resistentes. Alguns erros muito comuns que as pessoas cometem são tomar antibióticos para doenças não bacterianas ou não tomar o medicamento durante todo o tempo necessário de tratamento.

A descoberta da penicilina e o desenvolvimento do antibiótico renderam a Alexander Fleming, Howard Florey e Ernst Boris Chain o prêmio Nobel de Medicina, em 1945. Vale destacar que Fleming teve oportunidade de acompanhar a repercussão de sua descoberta e a evolução do antibiótico: ele faleceu em Londres, Inglaterra, no dia 11 de março de 1955, vítima de um ataque cardíaco.

Fotos de Alexander Fleming, Howard Florey e Ernest Chain, bem como os anos de nascimento e falecimento deles

 

Fontes pesquisadas:

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Victória Dellatore
Victória Dellatore
Oct 07, 2021

Adorei!!

Like
bottom of page