O que é?
O protozoário Giardia lamblia causa uma infecção no organismo humano chamada giardíase.
Quais os sintomas?
Os sintomas mais comuns são diarreia, gases ou flatulências, dor e distensão abdominal, fraqueza, perda de apetite, perda de peso, entre outros. Tais sintomas são mais comuns em crianças e, geralmente, aparecem de 1 a 3 semanas após o contato inicial. Os sintomas podem durar de 2 a 6 semanas. Se não forem tratados, eles podem durar por mais tempo. É importante ressaltar que nem todas as pessoas apresentam sintomas, mas caso eles apareçam é indispensável que o indivíduo procure um médico para iniciar o tratamento.
Como ocorre a transmissão?
Os protozoários Giardia podem formar um cisto, que permite que eles sobrevivam fora do corpo por longos períodos (por exemplo, em lagos e córregos) e faz com que fiquem menos sujeitos a serem mortos pelo cloro.
A Giárdia sai nas fezes de pessoas que estão infectadas e as pessoas contraem Giárdia através da ingestão do germe. Algumas formas de transmissão da infecção são:
Engolir a Giárdia de superfícies contaminadas (como banheiros, trocadores, lixeiras para fraldas ou brinquedos) que contêm fezes de uma pessoa ou animal infectado;
Beber água ou usar gelo feito a partir de fontes de água contaminadas com Giárdia (como água não tratada ou inadequadamente tratada de lagos, riachos ou poços);
Engolir água ao nadar ou brincar em água contaminada com Giárdia, principalmente em lagos, rios, nascentes, lagoas e riachos;
Comer alimentos crus que contêm Giárdia;
Ter contato com as fezes de alguém que está doente com giardíase;
Contato íntimo anal.
Sistemas de abastecimento de água municipal mal filtrada contribuem para alguns surtos, já que a maioria das pessoas contrai a infecção ao beber água contaminada!!
Ciclo da Giardíase
Como é o tratamento?
O tratamento da infecção é feito com o uso de medicamentos que combatem o protozoário causador da doença, que devem ser receitados pelo médico. Além disso, a hidratação com o consumo de líquidos e, nos casos mais graves, até com soro intravenoso, podem ser necessários, devido à desidratação provocada pela diarreia
Fontes pesquisadas:
COMISSÃO DE SAÚDE PÚBLICA DE BOSTON. Departamento de Doenças Infecciosas. Giárdia. Boston, MA, p. 1-2, maio 2015.
LEMOS, Marcela. Giardíase (Giardia lamblia): o que é, sintomas e tratamento. [S. l.], fev. 2021. Disponível em: https://www.tuasaude.com/sintomas-de-giardiase/ (Acesso em: 7 dez. 2021)
PEARSON , Richard D. Giardíase. [S. l.], maio de 2020. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/infec%C3%A7%C3%B5es/infec%C3%A7%C3%B5es-parasit%C3%A1rias-protozo%C3%A1rios-intestinais-e-microspor%C3%ADdios/giard%C3%ADase (Acesso em: 7 dez. 2021)
Comments