O Nitrogênio (N) é o gás mais abundante da atmosfera, compondo aproximadamente 78% desta, além disso esse gás é essencial para os organismos vivos, visto que é um dos componentes essenciais das proteínas e das bases nitrogenadas do ácidos nucleicos (DNA e RNA). No entanto, animais e plantas não conseguem absorver o Nitrogênio diretamente do ar em sua forma gasosa. Geralmente as maneiras disponíveis ou “combinadas” de nitrogênio para a nutrição dos seres vivos incluem as combinações amoniacais, nítricas ou orgânicas que podem ser metabolizadas objetivando a construção de biomassa (matéria orgânica).
A disponibilidade do nitrogênio, no solo, possui relação direta com o ecossistema, pois algumas plantas - principalmente leguminosas - são capazes de fixar o nitrogênio do ar, por meio da associação com algumas bactérias do gênero Rhizobium, que vivem em nódulos nas suas raízes. Existem, ainda, bactérias que vivem livres no solo, transformando o gás nitrogênio em nitratos.
Etapas do ciclo
Fixação:
A fixação do nitrogênio atmosférico é a primeira etapa desse ciclo biogeoquímico, ela ocorre por meio das bactérias fixadoras de gás nitrogênio, destacando as do gênero Rhizobium, que vivem em associação simbiótica com raízes de vegetais leguminosas, como ervilha, soja e feijão, por isso, essas plantas são utilizadas para a adubação verde, aumentando a fertilidade do solo.
Amonização:
Além das bactérias presentes nas raízes de leguminosas, há as bactérias fixadoras de gás nitrogênio no solo que realizam a amonificação. A ureia excretada pelo organismo dos animais, por meio da urina, e a matéria orgânica sofrem amonização e são transformadas em amônia pelas bactérias fixadoras ou por fungos decompositores.
Nitrificação: é dividida em 2 partes:
Nitrosação:
Bactérias nitrificantes do gênero Nitrosomonas conseguem transformar a amônia - já fixada - em nitrito.
Nitratação:
As bactérias do gênero Nitrobacter transformam o nitrito em nitrato e grande parte das plantas conseguem absorver o nitrogênio na forma de nitrato.
Desnitrificação:
Depois de as plantas terem conseguido absorver nitrogênio, parte do nitrogênio precisa voltar para atmosfera, para que o ciclo do nitrogênio continue, e quem realiza essa etapa mais uma vez???? Sim! As bactérias, mas dessa vez são as bactérias desnitrificantes, que pegam o nitrato do solo e o transformam em gás nitrogênio (N2).
Fontes pesquisadas:
CICLO do Nitrogênio: entenda cada etapa neste resumo!. 5 jul. 2020. Disponível em: https://www.stoodi.com.br/blog/biologia/ciclo-do-nitrogenio/ (Acesso em 11 de agosto de 2021)
CICLO do Nitrogênio. 15 jul. 2019. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/ciclo-do-nitrogenio/ (Acesso em 11 de agosto de 2021)
RIBEIRO, Krukemberghe Divino Kirk da Fonseca. Nitrificação e Desnitrificação. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/nitrificacao-desnitrificacao.htm. (Acesso em 11 de agosto de 2021)
SANTOS, Vanessa Sardinha dos. Ciclo do nitrogênio. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/biologia/ciclo-nitrogenio.htm (Acesso em 11 de agosto de 2021)
LESSA , Ruth Néia Teixeira. Ciclo do Nitrogênio. Pelotas, RS, p. 1-13, Setembro 2007. Disponível em: http://www2.ufpel.edu.br/iqg/livrovirtual/estanteamb_arquivos/nitrogenio.pdf (Acesso em 11 de agosto de 2021)
VIEIRA, Rosana Faria. Ciclo do Nitrogênio em Sistemas Agrícolas. 1ª. ed. Brasília, DF: [s. n.], 2017. Disponível em: https://www.alice.cnptia.embrapa.br/alice/bitstream/doc/1090589/1/2017LV04.pdf (Acesso em 11 de agosto de 2021)
Comments