top of page
Desvendandoamicrobiologia

Bactérias

As bactérias são seres unicelulares e procariontes, logo, não possuem núcleo definido por membrana, nem organelas membranosas, essa característica celular as difere de todos os outros organismos (com exceção das arqueas), os quais são eucariontes. Elas são encontradas no solo, no ar, na água doce e na salgada, vivendo em associações harmônicas ou desarmônicas com outros seres vivos. Sua nutrição é baseada em átomos de carbono, podendo ser autotróficas ou heterotróficas.


Morfologia bacteriana

Na imagem, observa-se a morfologia da célula bacteriana:

Plasmídeos: são moléculas adicionais de DNA e são os genes nesses plasmídeos que permitem às bactérias serem, muitas vezes, resistentes a alguns antibióticos.

Ribossomos: produzem proteínas.

Flagelos: estruturas utilizadas por algumas espécies para se movimentarem, podem estar nas extremidades da célula ou por toda sua superfície, porém nem todas possuem essa estrutura.

Fímbrias: utilizadas para aderir ao substrato.


Formas bacterianas

As células bacterianas podem apresentar diversos formatos:


Muitas espécies de bactérias formam agrupamentos, ou seja, associações em que as participantes mantêm sua individualidade, sendo capazes de sobreviver quando separadas do grupo.


Reprodução

As bactérias se reproduzem de forma assexuada, principalmente por divisão binária. Nessa divisão, o cromossomo é duplicado e a célula se divide ao meio, dando origem a dois novos seres iguais. Esse processo acontece rapidamente, o que garante sua proliferação quase instantânea no caso de infecções em outros organismos.


Importância das bactérias

Apesar de existirem bactérias patogênicas a seres humanos, animais e plantas, a grande maioria não é causadora de doenças, muito pelo contrário, são essenciais para garantir a biodiversidade do planeta. É notável a importância das bactérias no planeta, como podemos ver nos exemplos a seguir:

  • em nosso intestino, a microbiota intestinal auxilia na absorção de nutrientes e evita a proliferação de agentes patogênicos;

  • assim como muitas espécies de fungos, as bactérias participam da decomposição e reciclagem da matéria orgânica;

  • podem ser utilizadas no ramo alimentício, como no vinagre e iogurtes;

  • algumas espécies participam das diferentes etapas do ciclo do nitrogênio;

  • algumas espécies bacterianas são utilizadas em biorremediação, por serem capazes de degradar petróleo e derivados, sendo empregadas em vazamentos de navios e de plataformas, como as do gênero Pseudomonas;

  • com o advento da Engenharia Genética, bactérias geneticamente modificadas são utilizadas para a produção do hormônio de crescimento humano e da insulina.


Algumas doenças causadas por bactérias

Em vegetais:

  • Cancro-bacteriano (causado pela Clavibacter michiganensis subsp michiganensis)

  • Talo-oco ou podridão-mole (causado pela Erwinia carotovora)

  • Murcha-bacteriana (causada pela Ralstonia solanacearum)

  • Dentre outras...

Em animais:

  • Coqueluche (causada pela Bordetella pertusis)

  • Tétano (causado pela Clostridium tetani)

  • Leptospirose (causada pela Leptospira interrogans)

  • Dentre inúmeras outras enfermidades…

Vale lembrar que muitas das doenças causadas por bactérias possuem prevenção com vacinas e/ou tratamento com antibióticos. Lembrando que estes devem ser utilizados exclusivamente para tratar infecções bacterianas, com indicação médica, e não devem ser tomados com frequência, pois as bactérias podem ficar resistentes a ele.


 

Fontes pesquisadas:


143 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Victória Dellatore
Victória Dellatore
Jul 06, 2021

Muito bom!

Like

Lucas Muscarelli
Lucas Muscarelli
Jul 05, 2021

muito bom!

Like
bottom of page